Clitoroplastia

Redução do volume do clitóris, aumentado sua área de exposição, tornando-o de tamanho normal.

Geralmente feito em conjunto com a Ninfoplastia, consiste na retirada do excesso da pele que recobre o clitóris ou ainda “retirada parcial do capuz clitoriano”. É utilizada geralmente para correção estética do tamanho do clitóris, quando a pele que o recobre o torna muito volumoso e inestético. É o equivalente a “cirurgia de fimose” (postectomia) que é realizada no homem. Em algumas mulheres este excesso de pele pode dificultar o contato do clitóris com o púbis masculino durante a relação sexual, dificultando o prazer e até o orgasmo, por não permitir fricção adequada destas duas regiões. Dependendo do tamanho que o clitóris , algumas mulheres se sentem constrangidas frente ao parceiro ou em público quando necessitam de usar roupas de banho mais justas ou cavadas.

A cirurgia, portanto, visa à redução do volume do clitóris, e para aumentar sua área de exposição faz-se a  retirada do capuz.

O procedimento é realizado em ambiente ambulatorial (consultório) ou hospitalar, com anestesia local e sedação. A cirurgia demora em média 20min e a alta geralmente ocorre após o término do procedimento. Não há necessidade de se retirar pontos.

A recuperação total (incluindo retorno a atividade sexual) leva em média 25-30 dias.