Preenchimento Definitivo Facial e Corporal

METACRIL (PREENCHIMENTO ACRILOIDAL)

A utilização de PMMA é autorizado pela ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem mais de 17 anos de uso em todo o mundo e apresenta baixíssimo índice de complicações ( inferior à 1%). É um produto sintético, que não migra para outras regiões do corpo. O efeito do produto se revela após 40 dias, onde uma reação local tecidual do implante é observada: há a formação de tecido fibroso de consistência semelhante a gordura/músculo antes existente.

 

PREENCHIMENTO DE RUGAS, SULCOS E DEPRESSÕES

O QUE É METACRIL?

  • O METACRIL é um composto de Microesferas Acrílicas imersas em Coloide, de modo que veículos outros, como o Colágeno, não seja necessários. Trata-se de uma substância bio-compátivel, não cancerígena, de fácil manuseio para o médico, fácil de estocagem, não indutor de alergias, infecções ou doenças, de baixo custo social (sem afastamento prolongado das atividades habituais), sem tendência a migrar e com um resultado natural ao tato e à visão.
  • Os Acrilatos foram descobertos na Alemanha em 1902. O seu uso em Medicina iniciou-se em 1935 na Medicina Estética é usado desde 1984.

COMO FUNCIONA?

  • As Microesfera preenchem os espaços, corrigindo imediatamente a região tratada. Entretanto, o resultado final é visto apenas 6 meses após aplicação, isto porque nos três (3) primeiros meses há uma perda aproximada de 30% do volume reposto (pela absorção do Coloide). Nos três (3) meses subsequentes estes 30% perdidos são recuperados e há um ganho adicional que varia entre 10% e 20%. Este ganho posterior corresponde à estimulação local para o aumento da produção de Colágeno e Elastina.

ISSO DÓI?

  • Não, isso não dói. Primeiro porque a aplicação é muito simples e sempre precedida pelo uso de Anestésico Tópico. Segundo, porque a osmolalidade da solução coloidal de 308 mMoles/L torna a sustância totalmente indolor.

ESSE PRODUTO PROVOCA ALERGIA?

  • Não, ele não provoca nenhum tipo de alergia e é atóxico.

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS?

  • Pode ocorrer pequeno edema ou rubor, que desaparecem espontaneamente ou pelo uso de medicação anti-inflamatória. O Edema, quando acontece, é provocado pelo traumatismo da aplicação e pela biocompatibilidade. Aparece 5 a 10 minutos após a aplicação. É bom salientar que este edema não é incapacitante, isto é, não tira a pessoa de suas atividades rotineiras.

QUAIS COMPLICAÇÕES QUE PODEM OCORRER?

  • Eventualmente pode ocorrer condensações no local tratado, isto é, ficar levemente endurecido. Quando isso acontece, entre a segunda e terceira semana, elas podem ser desfeitas espontaneamente, através de suaves massagens ou, no prazo mínimo de 30 dias pelo uso oral e tópico de THIOMUCASE. Não há relatos de outras complicações e o produto se mantém sempre no local onde é colocado, não havendo possiblidade de migrar para outros locais ou ser absorvido.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

  • Este tratamento é feito por etapas. A primeira aplicação é feita simultaneamente em todos os locais a serem tratados. A aplicação é realizada, durando de 30 a 60 minutos, dependendo do número de áreas que vão receber o implante. Quando se trata de procedimentos em nariz, utilizamos anestesia infiltrativa (Lidocaína Alcalinizada em baixíssima concentração e sem vasoconstrictor) de forma semelhante à anestesia odontológica, porém sem o ardor característico deste tipo de anestesia.  Pessoas que tem problema com os anestésicos usados pelos odontológicos não apresentam até hoje problemas com o anestésico por nós utilizados. Após a aplicação, são feitas compressas geladas por alguns minutos para diminuir o inchaço e o leve calor local que o produto provoca. Recomendamos ainda que sejam feitas compressas geladas durante as primeiras 36 horas, manipulando a área o mínimo possível. No prazo mínimo de 40 dias (nunca em período inferior) efetuamos complementações, caso elas sejam necessárias. Este prazo mínimo tem dois motivos importantes: primeiro, pelo risco de vasos dilatados serem mais fáceis de serem atingidos, evitando-se hematomas; segundo, pela dificuldade de se avaliar nesta etapa do processo a exata quantidade a ser refeita. O prazo ideal apara segunda aplicação complementar é de aproximadamente 2 meses, quando finda o período de perda possibilitando avaliar o resultado final da primeira aplicação.

QUANTAS APLICAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS?

Isso depende da área tratada. Apesar de podermos utilizar uma quantidade bem maior de METACRILL do que de outros materiais utilizados em preenchimentos, ainda temos um limite de volume por aplicação. Na maioria dos locais tratados, é suficiente uma aplicação, seguida ou não de pequena correção. Entretanto, algumas áreas como o triângulo de Burow (entre o canto da boca e o queixo) – também chamado de Bigode Chinês, em grande parte dos casos necessitam duas aplicação, assim como o sulco nasogeniano (entre a asa nasal e o canto da boca). Outras áreas também podem necessitar de uma quantidade maior do que permitida por cada aplicação referente à região. É importante salientar que cada caso é um caso diferente e isso é que vai definir a quantidade de aplicações.

QUAIS AS INDICAÇÕES PARA O USO DE METACRIL?

As indicações são inúmeras e a cada dia descobre-se uma nova região que pode ser tratada através do seu uso. Alguns exemplos:

  • Bioplastia de Rugas   – Sulco Nasogeniano – é aquele sulco que se forma a asa nasal e o canto da boca. Faz-se em média duas aplicações.

             - Bigode chinês – na maioria dos casos, faz-se duas aplicações. Entretanto, muitas vezes basta apenas uma aplicação para se obter o resultado desejado.

                – Rugas Glabelares – são aquelas que ficam entre as sobrancelhas. Com no máximo duas aplicações elas são preenchidas.

  • Bioplastia de Lábios – Contorno dos Lábios – excelente resultado na quebra das rugas periorais e na melhoria do seu contorno.
  • Bioplastia Malar – Maçã do Rosto – algumas pessoas perdem, com o passar do tempo, o volume das bochechas. Com o METACRIL podemos modelar as maçãs do rosto, dando um aspecto bastante jovial, em apenas uma aplicação.
  • Bioplastia de Mento – Queixo – agora é possível aumentar o queixo sem o uso de próteses de silicone e de uma maneira bem mais simples. Com no máximo duas aplicações (na maioria das vezes, basta uma aplicação) podemos melhorar o perfil sem cirurgias e internações hospitalares. O resultado é simplesmente surpreendente. 
  • Bioplastia de Joelhos  – através do METACRIL, podemos fazer o enchimento de depressões laterais.
  • Bioplastia de Mãos – o resultado do preenchimento do dorso das mãos (para amenizar as rugas provenientes da idade) é muito bom e sua aplicação é relativamente simples, não havendo necessidade de procedimento é feito em uma única etapa, raramente necessitando de uma pequena correção.
  • Bioplastia de Orelhas – com o passar do tempo, a camada de gordura que “recheia” o lóbulo da orelha é reabsorvida, deixando-o fino na maioria das vezes impossibilitando o uso de brincos. Com apenas uma aplicação é possível resolver este problema.
  • Bioplastia de Pescoço – sabe aqueles “colares” que se formam em volta do pescoço? Dobras de pele e pequena flacidez do agora tem solução, com apenas duas etapas de aplicação.
  • Bioplastia Depressões Cicatriciais – algumas cicatrizes ficam afundadas pela perda de substância. Podemos repor essa perda, desde que não seja muito acentuada, em quase todos os locais do corpo.

Além de todas estas indicações pode-se melhorar o contorno do rosto e aumentar significativamente a elasticidade da pele nas regiões tratadas.

E DEPOIS DA APLICAÇAO, É NECESSÁRIO ALGUM CUIDADO ESPECIAL?

O mais importante é não manipular a área, a não ser que lhe seja recomendado, durante os primeiros 15 dias.

CUIDADOS ESPECIAS:

  • DORSO DAS MÃOS: usar luvas durante as primeira 12 horas e lavar as mãos várias vezes ao dia durante a primeira semana. Não usar anéis enquanto não desaparecer o edema.
  • JOELHOS: usar joelheiras por 12 horas e meia elástica de média compressão nos 3 dias seguintes. Evitar fazer ginástica ou caminhadas nos 2 primeiros dias.
  • ORELHAS: evitar o uso de brincos por 8 dias. Evitar sempre o uso de brinco pesados.
  • PESCOÇO: após 8 dias, fazer massagens diariamente, em movimento leves, durante o banho ou utilizando um creme hidratante.

E QUANTO AOS RESULTADOS?

São muitos bons, na maioria dos casos, excelentes. Mas é importante explicar que não se trata de mágica, e sim de um procedimento médico-estético que, de forma alguma, substitui uma boa plástica nos casos onde há muita flacidez na face e/ou pescoço. Também deve ser levado em consideração a idade do paciente e o estado de conservação geral do mesmo. Algumas áreas que são tratadas habitualmente obtêm melhor resultado em pessoas mais jovens, com pouca ou nenhuma flacidez, o que não quer dizer absolutamente que também não tenha um bom resultado em pessoas menos conservadas. Só que é muito importante deixar claro que não se trata de uma cirurgia plástica toda, onde toda sobra de pele é suprimida. Recomendamos, para pessoas de mais idade, verificar a possiblidade de um procedimento cirúrgico, quando indicado. Em alguns casos, fazemos o tratamento, quando ao é do interesse do paciente ser submetido a cirurgias ou quando existe algum tipo de contra-indicação para anestesias ou cirurgias de grande porte. Mesmo assim, deixamos claro que conseguiremos apenas uma boa melhora, nunca uma correção total.